Tucker, John Taylor

1883-1958
Congregational , Evangelical Alliance of Angola
Angola

John Taylor Tucker foi um missionário congregacional em Angola. Tucker nasceu em Fremington, Devon, Inglaterra. Educado no Congregational College em Montreal, Canadá, em 1912 iniciou mais de 35 anos de serviço missionário em Angola, servindo sob a Sociedade Congregacional Missionária Estrangeira do Canadá (agora parte da Igreja Unida do Canadá) em conjunto com o Conselho Americano. de Comissários para Missões Estrangeiras (ABCFM). Adquirindo fluência precoce em Umbundu, ele ensinou, escreveu e ajudou na tradução da Bíblia. Nomeado primeiro diretor do Instituto Currie em Dóndi - o precursor do Seminário Emmanuel (1947) e do Seminário Unido Emmanuel (1957) - Tucker começou a treinar pastores angolanos.

Membro da Comissão Phelps-Stokes que investigou as necessidades educacionais na África Ocidental e do Sul em 1922, Tucker tornou-se o missionário protestante mais proeminente nas relações Igreja-Estado na Angola colonial. Membro da comissão especial da ABCFM para negociar com os portugueses em assuntos missionários e desde 1922 secretário a tempo parcial da Conferência Missionária de Angola, trabalhou para acabar com o trabalho forçado e promover o uso das línguas vernáculas. Empenhado no testemunho cristão unido, liderou a formação da Aliança Evangélica de Angola, tornando-se o seu primeiro secretário a tempo inteiro em 1946. Em 1949 tornou-se representante de todas as missões protestantes angolanas junto do governo português em Lisboa como director da Liga. Evangélica de Acção Missionária e Educacional, e tornou-se secretário-geral da Aliança Evangélica Portuguesa em 1950.

Norman E.Thomas


Bibliografia

A Tucker Treasury: Reminiscences and Stories of Angola, 1883-1958 (1984) é uma compilação de Catherine Tucker Ward dos escritos de seu pai. Outras obras de Tucker incluem Drums in the Darkness (1927), Old Ways and New Days in Angola [193?], Angola: The Land of the Blacksmith Prince (1933), Currie of Chissamba (1945), e Compendio de História de Missories (1954). Lawrence W. Henderson, The Church in Angola: A River of Many Currents (1992) contém avaliações da liderança ecumênica de Tucker.


Este artigo foi reproduzido, com permissão, do Dicionário Biográfico de Missões Cristãs, copyright © 1998, por Gerald H. Anderson, W. B. Eerdmans Publishing Company, Grand Rapids, Michigan. Todos os direitos reservados. Tradução de Luke B. Donner, assistente de pesquisa do DACB e estudante de doutorado na Universidade de Boston no Center for Global Christianity and Mission.